Câmara Municipal de Ponta Porã


Em Sessão Solene, Câmara Municipal homenageou profissionais da Educação Física


Publicado em: 02-09-2022


A Câmara Municipal de Ponta Porã promoveu na noite de quinta-feira 1º de setembro, a Sessão Solene alusiva do Dia do Profissional de Educação Física. O evento foi realizado no Centro Internacional de Convenções Miguel Gomez em parceria com a Associação de Profissionais de Educação Física de Ponta Porã e o Conselho Regional de Educação Física de Mato Grosso do Sul.

Dezenas de profissionais que atuam na cidade foram homenageados com a entrega do Troféu Professor Adir Teixeira de Oliveira, uma das mais importantes honrarias outorgadas pela Câmara Municipal de Ponta Porã.

A Mesa que dirigiu os trabalhos foi composta pelo Presidente Vanderlei Avelino, Professora Celma Pelush, representante do Prefeito Hélio Peluffo Filho, Sara Sunilda Peralta Arevalos, Presidente da Associação dos Profissionais de Educação Física de Ponta Porã, João Antônio da Silva Barbosa, representante do Conselho regional de Educação Física de Mato Grosso do Sul, Lourdes Monteiro (1ª Secretária da Câmara Municipal), Waldecir Fernandes (1º Vice- presidente da Câmara), José Menino Jr. (2º Secretário da Câmara), Wanessa Pucciarelo Ramos, Coordenadora do Curso de Educação Física das Faculdades Magsul e o Vereador Biro Biro, proponente da Sessão Solene.

Os vereadores Agnaldo Miudinho, Angela Derzi, Anny Espínola, Edevaldo Mattoso Barbosa, Jelson Bernabé, Kamila Alvarenga, Kléber Ortiz, Neli Abdulahad, Raphael Modesto e Thiago Vedana, entregaram as homenagens.

Foram homenageados por indicação da Associação de Profissionais de Educação Física e Câmara Municipal de Ponta Porã, os seguintes profissionais:

Profº Adan Medina Ramires que atua como professor, personal trainer e é coordenador geral do Parque dos Ervais. Profª Anair Gomes Medina, personal trainer  e treinadora de Atletismo através do Prodesc e do projeto Geração de Novos Talentos, este de modo voluntário. Profº Cicero Isrrael Sanabria, instrutor de dança e personal trainer na Fit Trainer, Profº Domingos Junior Gomes Carvalho, representado pelo senhor seu pai José Domingos Carvalho. Ele é Técnico Desportivo de Atletismo, medalhista de Ouro 4x em 2022. Profª Fabiana Lima Silva, professora de práticas esportivas na escola municipal Profº Conceição Capiberibe Saldanha e professora do Projeto de Fustsal pelo Prodesc-MS e treinadora no Projeto Social de Futsal e Futebol Feminino Lobas.

O Professor João Antônio da Silva Barbosa, juntamente com a Mesa Diretora da Câmara Municipal, participou a entrega das homenagens à Profª Gabriele Andrade Mir, técnica de Ginástica Artística, Profº Hugo Dibito Martins, conhecido como Professor Huguinho, é professor na escola Municipal Adê Marques e treinador do Prodesc, projeto esportivo desenvolvido na escola Joaquim Murtinho e na Unei Mitaí. Profª Ieda Aparecida Gonzalez De Souza Rojas, personal na Clínica Personal Ieda Rojas. Profº Ismael de Aquino Colman, professor de Dança e Treinador de Voleibol e Diretor Administrativo da Apef. Profº Jonatan de Souza Vera, responsável pelo Projeto de Skate Manobrar. Profº José Antonio Avelar Marques, professor e Técnico de Futebol na Escolinha de Futsal Titãs.

A Presidente da APEF Sara Sunilda Peralta Arevalos, junto com a Mesa Diretora, entregou as homenagens à Profª Juliana Romero Espíndola que atua no Sesc e na Rede Municipal de Ensino. À Lauana Ribeiro Redresso que trabalha na Escola Adê Marques e desenvolve projetos de Voleibol e Ginástica. Ao Profº Marcos Cardoso Colman, Educador Físico no Centro de Reabilitação Fisiopan. Ao Coronel Robson Josgrilbert, fundador das Faculdades Magsul em 1986 e do Curso de Educação Física no ano 2000, há 22 anos formando o Profissional de Educação Física.  À Professora Maria Gloria Ovando Antunes, personal training e professora no Projeto Conviver. À Profª Maruse Drum Dobre, que atualmente é professora de Educação Física na Escola Municipal Lydio Lima e já trabalhou como professora de natação na Fisiocenter e na JK NAMI.

Em seguida foi a vez dos vereadores entregaram a honraria, na seguinte ordem:

Vanderlei Avelino entregou ao Professor Carlos Montania, profissional de Educação Física e Técnico da Escola Mappe. Profº Jonas de Ornelas Pinheiro, proprietário das Academias Treino e Wisley Junior Arguelho Alencar Amaral, professor nas redes estadual e municipal de ensino.

Vereador Agnaldo Miudinho, homenageou: Pedro Gonçalves Soares, professor atuante no Centro de Equoterapia e na APAE. Rafaela de Oliveira Moura, Personal Trainer Vereadora Angela Derzi: Profª Daiane Nunes de Moura, Judoca e Professora de Judô. Profª Gabrieli Costa Alves, Professora na Rede Estadual de Ensino. Vereadora Anny Espínola: Desportista José Luiz Melgarejo, professor de tênis e fundador deste esporte na fronteira. Profª Roseli Bitencourt Proença, Personal Trainer e Instrutora de Pilates. Vereador Biro Biro: Profº Alcindo Ramires, Desportista e servidor da Magsul há quase 30 anos. Profº Leandro Lima Amaro, Professor nas redes municipal e estadual.

Vereador Edevaldo Mattoso Barbosa, homenageou Andrea Aline Flores, Professora na Rede Estadual de Ensino e Cristhian Richard Barbosa Benites, Professor e Treinador de Futsal. Vereador Jelson Bernabé: Thamirys Mendonça da Silva, proprietária da Academia Bio Fitness e coordenadora na Rede Municipal de Ensino. Joelma Veron Larson Dias, Professora na rede estadual e municipal de ensino. Vereador José Menino Júnior: Profº Fernando de Melo Silva, Personal Trainer e proprietário da Academia Box Army Cross; Desportista Gabriela Beatriz Pereira Insaurralde, Judoca Medalhista em diversos Campeonatos Nacionais e Internacionais.

Vereadora Kamila Alvarenga homenageou José Dorea Rohrs Neto, Personal Trainer e Instrutor de Crossfit; Juliana Lima Oliveira, Professora na Rede Estadual de Ensino. Vereador Kleber Ortiz, prestou homenagem ao Desportista Bento Vanildo de Campos, fundador e Presidente da Associação Atlética Combate de Boxe de Ponta Porã; Profª Márcia Isabel Gimenes, Personal trainer, treinadora desportista e atleta de Crossfit, Corredores da fronteira e Maratonista.

A Vereadora Lourdes Monteiro homenageou Georges Wilton Barbosa Ovelar, Professor na Rede Estadual de Ensino e treinador de Voleibol. Profª Tamie Nakashima Yassin, professora aposentada que marcou história em nosso município, sendo uma das primeiras professoras de ballet. Vereadora Neli Abdulahad, homenageou Alexandre Calonga, Professor na Rede Municipal e na APAE. Geder William Nascimento Ramires, Professor na APAE.

O Vereador Biro Biro entregou honrarias propostas pelo Vereador Pastor Mauro Ortiz a Pedro Henrique Dias Woniski, Professor na Rede Municipal de Ensino e instrutor de musculação na Arena Sporting. Thiago Walfrido Martinez Escobar que atua como professor e treinador nas redes estadual e municipal de ensino. Rafael Modesto homenageou Josiane Cristina Antunes Lui, Coordenadora Pedagógica na Escola Adê Marques e Wanderly Rocha da Silva, Professor na Escola Jardim Ivone, trabalhando com treinamento esportivo nas modalidades de Atletismo, Futsal, Xadrez e Basquetebol feminino.

O Vereador Thiago Vedana prestou homenagem ao Professor Marcos Alexandre Calonga Messa, Coordenador do Programa de Desporto Escolar-PRODESC e Valério do Amaral, Professor na Rede Estadual de Ensino. Já Waldecir Fernandes, prestou homenagem a Elaine Romio, Professora na Rede Estadual de Ensino e Professor Roney Dourisboure Marques, Diretor do RH da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer.

            QUEM FOI ADIR TEIXEIRA

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi quando o cerimonial mencionou a presença de Anielli Garcia Teixeira Filha do Professor Adir Teixeira. Naquele instante foi lembrado o grande legado deixado pelo Professor Adir na Educação, Cultura e Esporte do município e de Mato Grosso do Sul. Todos aplaudiram de pé.

Adir Teixeira nasceu no dia 25 de abril de 1954, na cidade paranaense de Alto Paraná. Formou-se em educação física pela Universidade Estadual de Maringá e, no ano de 1976, veio para Ponta Porã, com a família.

Em 1977 trabalhou na Escola Estadual Mendes Gonçalves, como professor e também instrutor da fanfarra. Depois foi para a Escola Estadual Joaquim Murtinho e, a partir de 1985 passou a ocupar cargos na administração pública, começando pela então Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo.

Presidiu a Fundação de Esporte e Cultura, também foi secretário municipal de Educação e, recentemente, era o coordenador regional do Governo do Estado. Faleceu no dia 06 de junho de 2021, vítima das complicações da Covid-19.


Fonte:  Assessoria de Imprensa


Fotos:  Lécio Aguilera