Sobre a Câmara
Histórico da criação da Câmara Municipal de Ponta Porã – MS
Por Nivalcir Almeida, Professor e Jornalista.
De acordo com os registros históricos, o Município de Ponta Porã foi criado no dia 18 de julho de 1912 por meio do Decreto Nº 617 assinado pelo então governador/presidente do Estado do Mato Grosso, Joaquim Augusto da Costa Marques.
A Instalação do Município ocorreu no dia 25 de março de 1913, às 10 horas da manhã, numa solenidade que contou com a presença de autoridades brasileiras e paraguaias. Esta solenidade foi encerrada às 10 horas e 55 minutos.
Em seguida houve a solenidade de posse do primeiro prefeito (na época era chamado de intendente), Ponciano de Matos Pereira. Também no dia 25 de março de 1913 tomaram posse os primeiros vereadores de Ponta Porã, que na época eram chamados de conselheiros municipais.
Os primeiros vereadores de Ponta Porã foram: Felisberto Marques, Manoel Moreira, Heliodoro José de Almeida e Valêncio de Brum, sendo que o senhor José Maria da Silva era o suplente.
A primeira sessão da Câmara Municipal, na época chamada de Conselho Municipal, ocorreu também no dia 25 de março de 1913. Nela foi eleito para presidente do Conselho, Felisberto Marques.
Missão
Legislar a favor de toda a sociedade pontaporanense, procurando viabilizar por meio de leis e indicações o auxílio necessário à esta.
Visão
Estar entre as melhores Câmaras Municipais do País, tanto em utilidade de Legislação quanto em auxílio ao município.
Valores
Ajudar a criar uma cidade melhor para cada cidadão pontaporanense. E por consequência um país melhor. Colocar sempre as pessoas em primeiro lugar. Ajudar ao próximo. Estar atento às necessidades dos cidadãos.