Câmara Municipal de Ponta Porã


Câmara Municipal adere ao “Agosto Lilás” e enaltece trabalho da rede de proteção à mulher


Publicado em: 10-08-2021


A sessão ordinária de terça-feira, 10 de agosto, na Câmara Municipal de Ponta Porã, foi marcada pela presença da equipe responsável pelo atendimento às mulheres, vítimas de violência doméstica em Ponta Porã. A delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher, Marianne Cristine de Souza, utilizou a Tribuna Livre para falar das atividades relacionadas ao “Agosto Lilás”, mês dedicado às ações de conscientização da sociedade para evitar e combater casos de agressões às mulheres.

            A policial relatou que neste ano, Ponta Porã já teve três casos de feminicídio, o extremo da violência contra a mulher, quando o agressor acaba matando. “Também registramos somente na semana passada, quatro tentativas de feminicídio. Isso significa que a violência contra a mulher acontece com intensidade e é preciso trabalhar muito para contê-la. Temos uma rede atuante que envolve as policias Civil, Militar, Guarda Municipal, secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Poder Judiciário, Ministério público e Poder Legislativo Municipal para atender 24 horas por dia as pessoas vítimas da violência doméstica”, declarou.

Ela explicou que o “Agosto Lilás” deste ano tem o slogan “o silencia mata”, provocando a sociedade a não se calar diante dos casos de violência. A Lei Maria da Penha completa neste ano, uma década e meia de criação, considerada um avanço neste trabalho.

A delegada expôs que, no ano passado, Mato Grosso do Sul registrou 40 casos de feminicídio e, este ano, já são 24 casos. Três deles em Ponta Porã.

      Após seu pronunciamento, a delegada recebeu um certificado de Votos de Congratulações, proposto pela vereadora Lourdes Monteiro, como reconhecimento “pelo importante trabalho no atendimento e proteção às mulheres de Ponta Porã e da Fronteira, com total interação com os programas municipais, estaduais e nacionais, fazendo do seu trabalho uma referência na luta contra a violência às mulheres”.

      Após a entrega da homenagem, todos os vereadores presentes se juntaram à delegada e à equipe que atua em rede no atendimento às vítimas de violência doméstica, formada por policiais militares, civis, assistentes sociais, profissionais da saúde, judiciário, legislativo, executivo e ministério público, para uma foto oficial marcando a adesão da Câmara Municipal ao “Agosto Lilás”.

Os vereadores se revezaram na Tribuna elogiando o trabalho da equipe e alertando a população sobre a necessidade de se prevenir a violência, bem como, dar um atendimento digno, humanizado, às vítimas da violência.

      O presidente da Casa de Leis, Rafael Modesto, disse que o Poder Legislativo Municipal está aberto para que os segmentos sociais que desenvolvem ações beneficiando a população, se manifestem, apresentando suas ações, bem como, conclamando a população para participar das atividades que dignificam as pessoas.


Fonte:  Assessoria CMPP - Nivalcir Almeida


Fotos:  Lécio Aguilera