Em sessão histórica, vereadores discutem segurança com a sociedade fronteiriça

Publicado em: 21-06-2016

A sessão ordinária promovida pela Câmara Municipal na manhã desta terça-feira, 21 de junho, foi marcada por intensos debates referentes ao tema da segurança pública na fronteira.

O assunto foi colocado em pauta diante dos últimos acontecimentos registrados na região, resultando na preocupação da maioria da população local. Autoridades do Brasil e Paraguai participaram da reunião em que foram discutidas ações concretas para garantir segurança à população.

Os vereadores cobraram mais investimentos no setor. “Precisamos nos sentir seguros de fato. É preciso haver segurança na nossa cidade. Não podemos deixar que o crime organizado tome conta da fronteira, pois aqui, nossa população é constituída por pessoas de bem, trabalhadores e empreendedores que atuam pelo desenvolvimento”, disse o presidente da Câmara Municipal, vereador Puka.

Ele expôs uma situação preocupante: “a sensação de insegurança vivenciada pela nossa população atinge também os turistas que passam a cancelar suas vindas para a fronteira. Isso é ruim para nossa economia, pois o turismo é uma das principais fontes de renda da nossa cidade. Estamos cobrando do Governo do Estado mais efetivo policial e vamos também enviar um documento ao presidente da República, Michel Temer, para que o Governo Federal também providencie com urgência, mais ações efetivas que garantam segurança para a nossa comunidade”, declarou Puka, que agradeceu à presença de todas as autoridades e representantes dos diversos segmentos da sociedade organizada na sessão.

Estiveram presentes na sessão os comandantes das principais instituições de segurança pública como o Tenente Coronel Waldomiro Centurião Machado, comandante do 4° Batalhão da Polícia Militar; o comandante do 4° Grupamento de Bombeiros, Tenente coronel Claudiney da Silva Quintana; o Coronel Abelardo Prisco de Souza Neto, comandante do 11° Regimento de Cavalaria Mecanizado, o governador do Departamento de Amambay, Pedro Gonzalez; o prefeito de Pedro Juan Caballero, José Carlos Acevedo, vários vereadores componentes da Junta Municipal de Pedro Juan Caballero, o coordenador regional do Governo do Estado, Adir Teixeira de Oliveira; Amauri Ozório Nunes, presidente da Associação Comercial de Ponta Porã e Alejandro Benites Aranha, presidente da Câmara de Comércio de Pedro Juan Caballero.

O prefeito de Ponta Porã, Ludimar Novais, foi representado pela secretária municipal de Esporte e Juventude, Camila Radaelli. O delegado da Polícia Federal, Alcidio de Sousa Araújo, também esteve presente. A Receita Federal foi representada pelo auditor Ricardo Gheno, e a OAB pelo advogado Mauricio Dorneles Cândia Junior. O presidente da Associação Rural do Departamento de Amambay, Eulalio Gomez, também participou da reunião, demonstrando a preocupação do setor agropecuário com a situação.

Todos defenderam a criação de um conselho internacional que reunirá representantes dos mais diversos segmentos das sociedades pontaporanense e pedrojuanina, com o objetivo de elaborar ações que possam resultar em mais segurança para a população.

O comandante do 4° Batalhão de Polícia Militar de Ponta porã, Tenente Coronel Centurião, destacou em sua fala, a chegada de um grupo especial para reforçar o efetivo policial na cidade. Ele informou que está sendo realizada uma operação em conjunto com as demais forças policiais, inclusive o Exército, para que aumente a sensação de segurança entre a comunidade.

A presença da equipe do BOPE é resultado inclusive de uma solicitação especial feita por todos os vereadores junto ao governador Reinaldo Azambuja para que o efetivo policial tivesse reforço nestes momentos de maior tensão na fronteira. O pedido foi feito pelos quinze vereadores através de uma indicação encaminhada ao governador e ao secretário estadual de Segurança Pública, José Carlos Barbosa.

Na sessão, o governador do departamento de Amambay, Pedro Gonzalez, informou que solicitou, e foi atendido pelo ministro do Interior do Paraguai, reforço no envio de mais homens, armas e munições para a Polícia Nacional poder atuar no lado paraguaio da fronteira. “O objetivo é garantir mais segurança tanto parta a população fronteiriça e, em especial, aos turistas que visitam a região, proporcionando uma movimentação importante na nossa economia”, frisou o governador.

Já o prefeito de Pedro Juan Caballero, Jose Carlos Acevedo, fez um pronunciamento contundente, cobrando maior atuação por parte das forças policiais e também das autoridades locais. De acordo com ele, “é necessário mudar a forma com que atua a polícia no lado paraguaio para impedir que bandidos instalem suas bases na fronteira”, declarou.

Fonte:  Assessoria CMPP