Carlos Bordão solicita criação de clínica de reabilitação psiquiátrica em Ponta Porã


Sessão do dia: 17-06-2025

 

            O Vereador Carlos Bordão está solicitando à Prefeitura de Ponta Porã a criação de clínica de reabilitação psiquiátrica no nosso Município. O pedido foi feito por meio de uma indicação apresentada na sessão ordinária de 17 de junho, na Câmara Municipal. O documento foi encaminhado ao Prefeito em exercício, Dr. Patrick Derzi e ao Secretário Municipal de Saúde, Dr. Daniel Kayatt.

            “Uma clínica de reabilitação psiquiátrica serve para oferecer tratamento especializado á pessoas que sofrem de transtornos mentais ou emocionais, com o objetivo de promover sua estabilização, recuperação e reintegração à vida social, familiar e profissional. Estes locais contam com uma equipe multidisciplinar (psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, entre outros) que acompanha o paciente de forma contínua e personalizada”, argumentou o parlamentar, justificando o pedido.

            Segundo Carlos Bordão, “a implantação de uma clínica especializada permitirá o atendimento humanizado por equipes multidisciplinares, fortalecendo a reabilitação e reintegração dos pacientes à sociedade, além de contribuir para a organização e o fortalecimento da política municipal de saúde mental, em consonância com as diretrizes do SUS e da Lei Federal nº 10.216/2001”.

            O Vereador ainda acrescentou que “a cidade de Ponta Porã, apresenta características sociais e geográficas que a tornam particularmente vulnerável a diversos problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade, transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas, entre outros. A carência de instituições especializadas na área da saúde mental no município e na região é um fator que contribui para o agravamento daqueles quadros clínicos, gerando impacto direto na qualidade de vida da população, no sistema público de saúde e nos índices de produtividade social e econômica. Por isso, a implantação da clínica permitirá a descentralização dos atendimentos psiquiátricos, hoje muitas vezes concentrados em centros urbanos distantes, dificultando o acesso da população local e das cidades vizinhas”.

            Carlos Bordão disse também que “a proposta visa preencher a lacuna no atendimento, garantindo uma abordagem humanizada, eficaz e adaptada às demandas específicas da comunidade fronteiriça. Portanto, justifica-se a criação de uma clínica de reabilitação psiquiátrica em Ponta Porã como uma estratégia fundamental para o fortalecimento da rede de saúde mental da região e para a promoção da dignidade e bem-estar de seus habitantes”.

                                                                                                                    


Autor:  Carlos Bordão