Promotor de Justiça anuncia na Câmara nova etapa da campanha “Motociclista Legal”


Publicado em:  25-06-2019

O promotor de Justiça, Gabriel da Costa Rodrigues Alves, anunciou durante sessão ordinária de 25 de junho, na Câmara Municipal de Ponta Porã, o retorno das ações da campanha de trânsito “Motociclista Legal”, iniciada no ano de 2014, com o objetivo de incentivar os condutores de motocicletas a legalizarem a documentação pessoal e do veículo.

            A partir de agora, as autoridades que coordenam a segurança no trânsito, estarão desenvolvendo diariamente blitz por toda a cidade. O principal alvo serão os condutores de veículos em situação irregular. A Guarda Civil Municipal já foi acionada e está realizando operações na cidade.

            A participação do promotor público na sessão ordinária de terça-feira, 25 de junho, foi formalizada no quadro Tribuna Livre. Segundo ele, o principal objetivo da campanha é garantir segurança no trânsito. “Esta operação não é para perseguir trabalhadores. É para salvar vidas. As pessoas devem ter consciência de que para conduzir motos precisam de habilitação, documentos do veículo em dia e ainda utilizar os equipamentos de segurança. É o que determina a lei. O Código Brasileiro de Trânsito é para todos”, afirmou Gabriel.

            Segundo ele, durante 14 meses as autoridades não fizeram mais blitz por conta de um impasse com o Detran que não tinha mais espaço para abrigar as motos recolhidas. “Tivemos que acionar o Detran na Justiça. Agora, as autoridades podem fazer estas operações nas ruas da cidade. Neste período tivemos um aumento no número de pessoas atendidas no hospital, vítimas de acidentes. Em julho de 2017, quando tinha blitz, foram 19 pessoas feridas atendidas no hospital. Em julho do ano passado, sem a blitz, foram 63 atendimentos. Média de três acidentes com feridos por dia. Isso é uma carnificina. Além de matar, mutilar pessoas, os acidentes geram um custo enorme para a saúde pública. Há casos em que o tratamento de uma pessoa com fratura no joelho, custam mais de R$ 70 mil. É dinheiro público que poderia ser investido em outros setores essenciais à comunidade”, declarou o promotor.

O presidente da Casa, Candinho Gabínio agradeceu pela visita do promotor e disse que a Câmara Municipal vai apoiar iniciativas que visam melhorar a segurança no trânsito.

PROJETOS

            Durante a sessão, os vereadores votaram três projetos que estavam na pauta da Ordem do Dia. O projeto que institui a Semana Municipal de Acessibilidade, de autoria do vereador Farid Afif, o projeto de lei que dispõe sobre a prioridade de atendimento das pessoas com TEA- Transtorno do Espectro Autista, em estabelecimentos públicos municipais e privados, de autoria do vereador Candinho Gabínio, presidente da Casa de Leis. Em outra votação os vereadores também aprovaram a revisão salarial geral e anual dos servidores públicos do Poder Legislativo Municipal de autoria da Comissão Executiva da Câmara Municipal, composta pelos vereadores Candinho Gabínio (presidente) e Wanderlei Avelino (1º secretário).

HOMENAGENS

            Como acontece sempre na última sessão ordinária do mês, os parlamentares homenageiam, no final dos trabalhos, pessoas e instituições que realizam serviços em benefícios da comunidade e impulsionam o desenvolvimento do município.

            A Banda Municipal Isaac Borges Capillé recebeu Votos de Congratulações, de autoria do vereador Adãozinho Dauzacker, pela brilhante participação no Festival de Bandas e fanfarras em Eldorado, no dia 11 de junho deste ano, expondo de modo admirável o potencial cultural da juventude pontaporanense. O Maestro Martins recebeu o certificado das mãos do vereador Adãozinho.

            Também recebeu Votos de Congratulações a investigadora da Polícia Civil, Caroliny Costa Gomes, pela relevância dos excelentes serviços prestados à comunidade, no atendimento à pessoa em situação de violência, na defesa da sociedade e na preservação da ordem pública. A homenagem foi proposta pelo presidente da Casa der Leis, Candinho Gabínio.

            As chefes dos cartórios eleitorais da 19ª Zona e 52ª Zona, Patrícia Midori Weller e Elainy Akamine França, também receberam Votos de Congratulações como reconhecimento pelo brilhante serviço prestado ao eleitorado pontaporanense durante o período de cadastramento biométrico no município. Os funcionários da Câmara Municipal, Cleide da Silva Batista, Pedro Henrique Correa Cruz e Willian Arruda Aleixo, também receberam homenagem proposta pro Candinho Gabínio, pelos relevantes serviços prestados à Casa e, em especial, na cooperação com os trabalhos de cadastramento biométrico da Justiça Eleitoral.

            Também receberam Votos de Congratulações Marcos Antônio Parede, cabo do Exército Brasileiro, que participou da Missão de Paz no Haiti nos anos de 2010 e 2013; o sargento Dilson Colman Delbane, que atuou no Exército por 30 anos e também esteve na Missão de Paz no Haiti, além do sargento José Dionísio Nunes, que esteve em duas missões de Paz: em Angola e no Haiti. Todos prestando relevantes serviços à Paz mundial, através do Exército Brasileiro sendo homenageados pelo vereador Edevaldo Mattoso Barbosa.

            O vereador Farid Afif homenageou a talentosa cantora Carol Echelli que acaba de lançar carreira solo, representando de maneira brilhante o nome de Ponta Porã no meio artístico.

Em homenagem ao Dia do Imigrante, também receberam homenagens pessoas que vieram de vários países para contribuir com o desenvolvimento de Ponta Porã. O libanês Feyes Abdallah, a japonesa Miyoko Sakamoto Omae, a holandesa Johanna Alberta Maria Eidt, o argentino Rubens Alcides Fernandez e o norte-americano, Padre John Hennessy. O parlamentar também homenageou a enfermeira Dyolla Grance Martins por desempenhar com zelo e eficiência as funções inerentes à profissão.

            As homenagens foram encerradas com a entrega do certificado de Votos de Congratulações, de autoria da vereadora Nely Abdulahad, à presidente da Associação de Moradores dos bairros Vila Maísa e Jardim Itaipu, senhora Jenara Olazar, pelo brilhante trabalho de liderança comunitária em benefício dos moradores. O jornalista diretor do jornal O vigilante, Ermeson Gamarra também foi homenageado pela vereadora Nely Abdulahad.


Fonte:  Assessoria CMPP


Fotos:  Lécio Aguilera



Copyright © 2018 Câmara Municipal de Ponta Porã