Comunidade acadêmica agradece ação dos vereadores impedindo fechamento de curso na UFMS


Publicado em:  25-09-2018

A atuação dos 17 vereadores de Ponta Porã, que se uniram à comunidade acadêmica, foi decisiva para que Ponta Porã conseguisse impedir o fechamento de um curso superior oferecido na cidade pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os vereadores, convocados pela comunidade, manifestaram apoio à causa e promoveram ações para convencer a administração da Universidade a mudar de idéia.

O trabalho dos 17 parlamentares foi elogiado durante a sessão ordinária de terça-feira, 25 de setembro. Representando a comunidade acadêmica do campus da UFMS em Ponta Porã, a diretora de políticas educacionais da ADUFMS – Associação dos Docentes da Universidade, professora Késia Caroline Ramires Neves, utilizou o espaço da Tribuna Livre para fazer um pronunciamento, em que agradeceu ao apoio dos vereadores na luta para impedir que fosse fechado o curso de Ciência da Computação.

“Não temos palavras para agradecer pelo que fizeram por nós. Quando a Câmara Municipal abriu as portas para promover uma audiência pública, no dia 29 de agosto, expôs para a comunidade o risco que Ponta Porã tinha de perder um curso superior tão importante. Centenas de jovens seriam prejudicados pelo fechamento do curso na cidade. Nós, que defendemos a universidade pública e gratuita, queremos agradecer pelo apoio unânime dos vereadores. Foi aqui que a nossa luta ganhou a força necessária para reverter a situação. A comunidade pontaporanense como apoio dos 17 vereadores, conseguiu manter o curso”, declarou a professora universitária que também elogiou e agradeceu o apoio do prefeito Hélio Peluffo Filho.

O presidente da Câmara Municipal, Candinho Gabínio, agradeceu pelas palavras de reconhecimento e disse que os 17 vereadores estão sempre prontos para trabalhar por soluções positivas para o município. “Temos a obrigação de apoiar causas como esta. Também a satisfação de ver que nosso trabalho contribui para o sucesso destas ações. Mais ainda quando recebemos o reconhecimento da comunidade”, declarou.

Logo após o pronunciamento da professora Késia Caroline, os vereadores foram informados que na próxima quinta-feira, 27 de setembro, haverá uma reunião do conselho comunitário da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul para definir o futuro do curso de Ciências Contábeis, oferecido pela unidade local da UEMS e que pode ser transferido para Dourados. “Desde já nos colocamos à disposição para que Ponta Porã consiga manter este curso proporcionando uma excelente opção de estudos para os jovens que buscam qualificação para atuar no mercado de trabalho”, garantiu o presidente Candinho Gabínio.

Homenagens

            Como ocorre sempre na última sessão ordinária do mês, a Câmara Municipal de Ponta Porã, promoveu entrega de honrarias para personalidades que se destacam no desempenho de suas funções junto à comunidade.

            O soldado PM José Fernando Rodas Gomes recebeu Votos de Congratulações, propostos pelo presidente Candinho Gabínio, como reconhecimento aos relevantes serviços prestados na área de segurança à comunidade e, de forma especial, pelo ato de heroísmo e solidariedade ao coibir a ação de meliantes durante uma tentativa de assalto, evitando que a vítima perdesse seu veículo, cumprindo deste modo sua missão de proteger o cidadão e garantindo a segurança à comunidade fronteiriça.

            Também foi homenageado o jornalista Fernando Moltocaro pelo belíssimo trabalho de comunicação e informação, priorizando sempre a verdade dos fatos na divulgação. Ele recebeu Votos de Congratulações, homenagem proposta pelo vereador Edinho Quintana.

            Atendendo uma proposição do vereador Edinho Quintana, também foram homenageados Edson Torres Rolon e Elpídio Torres Rolon, que fazem um excelente trabalho de divulgação da cultura de Ponta Porã. Edson pela eficiência e disposição no trabalho como funcionário público e pelo talento musical. Elpídio pelo excepcional desempenho musical que com brilhantismo eleva o nome de Ponta Porã através da música. Os dois formam a magnifica dupla Carlos Magno e Maciel.

Eles foram homenageados com Votos de Congratulações pelo excepcional desempenho musical, reunindo talento e devoção com singular habilidade, que com arte e cultura, com graça e brilhantismo elevam o nome de Ponta Porã e enchem de orgulho nossa gente com sons e vozes que ecoam as melodias de nossa terra sertaneja.

            O senhor Arthur Touro Cavalheiro também recebeu homenagem como reconhecimento profissional e pela relevância social da unidade do SESC no município de Ponta Porã, ampliando as possibilidades de formação por ser uma instituição que tem credibilidade e dispõe dos melhores profissionais, empenhados e dedicados a elevar a qualidade de vida da população fronteiriça. Ele foi homenageado com Votos de Congratulações propostos pelo vereador Wanderlei Avelino.

            O parlamentar também propôs homenagem a Natália Velasques, com a entrega de certificado de Votos de Congratulações, como elogio ao trabalho e comprometimento com o Distrito de Nova Itamarati, administrando a Subprefeitura com seriedade e compromisso, contribuindo para o progresso local e viabilizando medidas de interesse público voltados ao bem da comunidade, que conta com sua parceria no desenvolvimento social e econômico.

            Outro homenageado na sessão foi o desportista Paulo Vieira da Silva, um dos grandes organizadores do esporte amador de Ponta Porã, sempre contribuindo com seu conhecimento e desprendimento promovendo eventos esportivos que engrandecem o esporte da fronteira. Ele foi homenageado com Votos de Louvor, propostos pelo vereador Wanderlei Avelino.


Fonte:  Assessoria CMPP


Fotos:  Lécio Aguilera



Copyright © 2018 Câmara Municipal de Ponta Porã