Sessão da Câmara foi marcada por debates em torno das obras de infraestrutura e homenagens


Publicado em:  24-04-2018

A sessão de terça-feira, 24 de abril, foi marcada por intensos debates envolvendo os 17 vereadores de Ponta Porã. Com o Plenário da Câmara Municipal cheio, os parlamentares debateram em torno de obras e serviços que deverão ser realizados pela Prefeitura, especialmente a pavimentação de vários bairros da cidade.

            Os debates foram mais intensos em torno de um requerimento, de autoria do vereador Otaviano Cardoso que cobrava da Prefeitura informações sobre os locais em que serão realizadas as obras de pavimentação asfáltica.

            Após um diálogo extremamente democrático, com a maioria dos vereadores se pronunciando na Tribuna, o parlamentar decidiu transformar o requerimento em indicação, solicitando as informações ao Poder Executivo Municipal.

            Para o presidente da Casa de Leis, Candinho Gabínio, a sessão foi a demonstração de que a Câmara está atenta às ações desenvolvidas pelo executivo e que todos os parlamentares desfrutam do espaço democrático para opinar e deliberar sobre os mais diferentes temas. “Os debates foram intensos e extremamente produtivos, pois cada um teve a oportunidade de falar e expor seu ponto de vista. No final, ganhou a democracia. Esta é a postura do Poder Legislativo que fiscaliza e acompanha o que é feito em benefício da população”, afirmou Candinho.

            Os parlamentares também votaram um requerimento em que foi proposta a realização de uma audiência pública para discutir a aprovação do relatório de avaliação do Plano Municipal de Educação.

HOMENAGENS

            Como acontece sempre na última sessão do mês, os vereadores promovem homenagens às pessoas e instituições que desenvolvem excelentes trabalhos que procuram ajudar a comunidade através de ações beneficentes e também divulgar o potencial cultural do município.

            Neste sentido, os parlamentares entregaram honrarias para as seguintes pessoas e entidades:

            De autoria do vereador Edevaldo Mattoso Barbosa foram homenageados Yasmin Caroline Jahel Lima, que recebeu Votos de Louvor pela disponibilidade, solidariedade, comprometimento e dedicação no atendimento à comunidade em uma ação de amor ao próximo com a participação voluntária na 6ª Ação Ponta Porã.

Dr. René Adrián Rolón Lailla recebeu Votos de Louvor como reconhecimento à excelência dos relevantes serviços prestados como médico, com profissionalismo, agilidade, prontidão e dedicação aos pacientes, garantindo-lhes, assim, a eficiência de procedimentos de promoção, proteção e recuperação da saúde.

Edson Almeida recebeu certificado de Votos de Louvor, pela relevância dos trabalhos prestados junto à comunidade, oportunizando principalmente às crianças, lazer e recreação, num ato que envolve disponibilidade, solidariedade, comprometimento e dedicação ao próximo. Uma pessoa que promove há 10 anos uma linda festa para as crianças no Explode Car, sendo que já foram distribuídas mais de mil bicicletas e milhares de lanches para as crianças.

De autoria do vereador Wanderlei Avelino, a Câmara concedeu Votos de Louvor, para o grupo Churrasqueiros de Ponta, pela relevância dos trabalhos prestados favorecendo a quem necessita. Trabalhos que têm desencadeado inúmeros resultados positivos, sobressaindo à qualidade dos homens que espalham o bem. Foram homenageados os integrantes do grupo: Juliano Kades, Flávio Ferreira, Clovis Franco Pinheiro, Gelson Andrade Santana, Clodoaldo Martinez de Oliveira, Antônio Vieira Martins, Rozelio Souza, Elton Jacó Lang, Victor Hugo dos Santos Freitas, João Lauro Peres de Souza, Juliano Ayres Gênova e Josué Marques.

O vereador Paulinho Roberto também propôs homenagens às alunas Bianca Duque Guirardi e Juliana Pereira Rios, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, câmpus de Ponta Porã. Autores do Projeto sobre as plantas medicinais “Yuyos” utilizadas no tereré na região de fronteira Ponta Porã – Brasil e Pedro Juan Caballero – Paraguai, elas receberam Votos de Congratulações pela participação brilhante na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, espaço privilegiado para jovens inovadores e empreendedores que buscam atualizações científicas. O trabalho das alunas foi orientado pela professora Carolina Samara Rodrigues tendo como coorientador o professor Marcelo Rigoti.

Também de autoria do vereador Paulinho Roberto e aprovada pelos 17 parlamentares, a homenagem com a concessão de Votos de Louvor aos integrantes do Projeto Bioss, o aluno Mateus Soares Moraes, o professor orientador Guilherme Cunha Princival e o co-orientador professor Sávio Vinicius Albieri Baroni Cantero, pela participação brilhante na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, com o Projeto Bioss – Sistema Sensorial para Biodigestores utilizando a Plataforma Arduino.

Os vereadores ainda entregaram Votos de Congratulações aos jovens Lizandra Mendes Vieira, Cintia Adriana Canteiro Bogarin, Ana Carla Bueno, licenciadas em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Henrique Gabriel Gimenes Gonçalves, que formou-se em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Neusa Benites, formada pela Faculdades Magsul, Alessandro Vareiro do Amaral, formado em técnico em informática pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Eles foram homenageados por obterem recentemente o título de graduação, superando todas as dificuldades. Os vereadores reconheceram e os parabenizaram pelo esforço, a dedicação e emprenho que possibilitaram essa conquista e deseja sucesso na carreira escolhida. A homenagem foi proposta pelo vereador Edinho Quintana.

Por iniciativa do presidente da Casa, Candinho Gabinio, o desportista Rodnei Correa recebeu Votos de Congratulações pela conquista do título de tri-campeão da Copa do Tigrão, realizada na cidade de Cascavel, Paraná, junto à equipe da Sociedade Esportiva Ipê. A equipe, com empenho, treino e dedicação, alcançou a conquista, representando com dignidade nossa querida Princesinha dos Ervais numa das mais importantes competições brasileiras de futebol de base, incentivando a prática do esporte entre as crianças e os adolescentes.

No encerramento das homenagens, brilharam os artistas que têm divulgado todo o potencial da cidade de Ponta Porã pelo Brasil afora. A Câmara Municipal outorgou à dupla Leandro Henrique e Gabriel, Votos de Congratulações pela brilhante participação na 44ª Exporã, deixando registrada a gratidão por estarem elevando o nome de Ponta Porã com muito orgulho, dedicação e amor à tradição. Hoje a dupla conquistou espaço e seu trabalho é divulgado em vários estados como São Paulo, Goiás e Minas Gerais, além dos mais importantes eventos de Mato Grosso do Sul.

A homenagem foi proposta pelo vereador Jelson Bernabé. Os parlamentares ainda aprovaram e concederam Votos de Congratulações a Felipe Santos, pelo destaque musical e gravação do primeiro CD com o álbum “Oi e Tchau”. O rapaz se tornou um dos expoentes da música fronteiriça divulgando a rica cultura do município por todos os lugares em que se apresenta.


Fonte:  Assessoria CMPP


Fotos:  Lécio Aguilera



Copyright © 2018 Câmara Municipal de Ponta Porã