Vereadores entregam honrarias a personalidades fronteiriças em sessão solene


Publicado em: 07-12-2017

A noite de quarta-feira, 06 de dezembro, foi marcada por uma sessão solene que homenageou grandes personalidades da fronteira. Educadores, profissionais liberais, militares, autoridades, empreendedores, funcionários públicos, líderes comunitários e sindicais, foram homenageados com três importantes honrarias: os títulos de Cidadão Pontaporanense, Medalha do Mérito Legislativo e Comenda Fronteira de Economia, outorgadas pela Câmara Municipal de Ponta Porã.

            O Plenário Isaac Borges Capillé ficou lotado para acompanhar a entrega das honrarias. O presidente da Câmara, Otaviano Cardoso, acompanhado pelos demais colegas, iniciou a histórica sessão agradecendo pela presença de todos.

Após os procedimentos protocolares, Otaviano pediu a todos os presentes para que o evento fosse iniciado com a oração do Pai Nosso, como forma de agradecer a Deus pelo momento de celebrar conquistas e homenagear pessoas que, ao longo da vida, contribuem de maneira incansável pelo desenvolvimento de Ponta Porã.

            Um dos momentos mais emocionantes da solenidade foi quando o senhor Martiniano Lima, de 101 anos de idade foi chamado pelo Cerimonial para receber o título de Cidadão Pontaporanense. Militar aposentado e ex-funcionário da Rede Ferroviária Federal, recebeu a maior honraria do Município das mãos do presidente da Câmara, Otaviano Cardoso, 

            Falando em nome dos homenageados, o deputado estadual Coronel David, expôs a satisfação em receber a maior honraria do Município de Ponta Porã. “Há muitas razões para amam Ponta Porã. Temos fortes laços com este município e esta rica região. Quem diria que esta cidade fundada em 18 de julho de 1912 iria se tornar uma das mais importantes de Mato Grosso do Sul e que, hoje, trilha o caminho do desenvolvimento”.

            Ele agradeceu em nome de todos os homenageados pela outorga das honrarias e elogiou o trabalho dos vereadores de Ponta Porã, afirmando que “esta Casa de Leis é composta por parlamentares que atuam com sabedoria, dignidade e ética”.

            Após o homenageado encerrar sua fala recitando a letra do Hino de Ponta Porã, a vereadora Professora Anny, falou em nome do prefeito, Hélio Peluffo Filho. Agradeceu ao apoio que tem recebido dos 17 vereadores e enfatizou os resultados dos primeiros 11 meses de trabalho na administração. “O prefeito Hélio Peluffo superando todas as dificuldades do começo da administração, termina este primeiro ano inaugurando obras e anunciando novos empreendimentos, avanços nos diversos setores. Nada foi feito sozinho. Para isso teve o apoio da bancada federal, do governador estadual comandado pelo nosso companheiro Reinaldo Azambuja e, principalmente, com o apoio dos 17 componentes desta Casa de Leis”.

            O presidente da Câmara Municipal, Otaviano Cardoso, encerrou a sessão solene fazendo um breve relato dos trabalhos neste ano legislativo: “quero dizer a toda a sociedade pontaporanense que, nestes primeiros meses de trabalho nós, os vereadores de Ponta Porã, encaminhamos mais de dois mil documentos para os órgãos dos governos federal, estadual e municipal. São indicações, ofícios e requerimentos, solicitando melhorias para os moradores da área central, dos bairros, dos distritos e das áreas rurais. Um trabalho intenso, honrando cada voto destinado aos 17 vereadores”, enfatizou.

            Otaviano aproveitou para agradecer o apoio que teve para comandar a Casa, destacando o companheirismo dos vereadores e a lealdade dos servidores. “Estamos encerrando o ano de trabalho com muitas realizações. Fizemos uma administração transparente, valorizando os servidores e procurando atender aos colegas vereadores. Conseguimos fazer muito com poucos recursos. Nossa relação com o Poder Executivo pode ser resumida da seguinte forma: atendemos 100% dos pedidos que o prefeito, Hélio Peluffo, fez para esta Casa de Leis, garantindo a governabilidade neste início de mandato. Esperamos que Ponta Porã, no próximo ano, receba importantes investimentos como a pavimentação do anel viário, uma obra emblemática, bem como reconquiste o espaço que já teve outrora, no cenário político estadual, elegendo vários representantes nas esferas estadual e nacional nas eleições de 2018”.

Lista dos homenageados

Vereador Adãozinho Dauzacker

Dra. Cleide Ticiane Barbosa Irrassaval Schuaiga 

Sra. Janahina Cássia Silva Carvalho 

Vereador Agnaldo Miudinho

Dra. Beatriz Figueiredo Dobashi 

Vereador Candinho Gabínio

Dr. Marcelo Vargas Lopes 

Sr. Elias Tenório da Silva

Dr. Antônio Carlos Nantes de Oliveira 

Vereador Prof. Daniel Marques

Adão Bueno 

Vereador Edevaldo Mattoso Barbosa

Pastor Luciano Pereira Duarte 

Sr. José Martins Gonçalves 

Sr. Félix Javier Zacarias Almeida 

Vereador Edinho Quintana

Pe. Valdemir Faustino da Silva

Sr. Alyson Gomes da Fonseca 

Sr. Pablino Arevalos Benitez 

Vereador Farid Afif

Dra. Karystula Gonçalves Montanha 

Sr. Paulo Cesar Correa Ajala 

Sr. Cícero Pereira da Silva 

Vereador Jelson Bernabé

Francisco Esquivel Filho 

Sr. Kléber de Oliveira Marques 

Sra Rosineide Alves de Campos 

Vereador Laércio Martins

Sr. Ramão Silva Florenciano 

Vereadora Neli Abdulahad

Sr. Agnaldo Aurélio Vergo 

Sra. Nadir Ferreira Cardoso  Pache 

Sra. Marta de Souza Moraes 

Sr. Anibal Narciso Ruiz

Sr. Max Manuel da Silva Pinheiro 

Daniel Valdez Godoy – Puka 

Vereador Otaviano Cardoso

Elainy Akamine França 

Martimiano Lima 

Cícero de Souza Silva 

Cel QOPM Waldir Ribeiro 

Dra. Tania Mara Alves Marques 

Vereador Paulinho Roberto

Dr. Carlos Otávio Zamberlan 

Sr. Divino José Martins 

Dra. Lucimeire Dias da Silva 

Vereadora Professora Anny Espínola

Cel. Carlos Alberto David dos Santos 

Sra. Maria Cristina Peralta de Kist 

Sr. Carlos Alberto Abdulahad 

Vereador Wanderlei Avelino

Major Carlos Magno da Silva 

Sr. Pedro Mezher 

Sr. Reinaldo Fernandes Romualdo

 


Fonte:  Assessoria CMPP


Fotos:  Valdemir Almino