Vereadores entregam honrarias a personalidades fronteiriças em sessão solene

Publicado em: 07-12-2017

A noite de quarta-feira, 06 de dezembro, foi marcada por uma sessão solene que homenageou grandes personalidades da fronteira. Educadores, profissionais liberais, militares, autoridades, empreendedores, funcionários públicos, líderes comunitários e sindicais, foram homenageados com três importantes honrarias: os títulos de Cidadão Pontaporanense, Medalha do Mérito Legislativo e Comenda Fronteira de Economia, outorgadas pela Câmara Municipal de Ponta Porã.

O Plenário Isaac Borges Capillé ficou lotado para acompanhar a entrega das honrarias. O presidente da Câmara, Otaviano Cardoso, acompanhado pelos demais colegas, iniciou a histórica sessão agradecendo pela presença de todos.

Após os procedimentos protocolares, Otaviano pediu a todos os presentes para que o evento fosse iniciado com a oração do Pai Nosso, como forma de agradecer a Deus pelo momento de celebrar conquistas e homenagear pessoas que, ao longo da vida, contribuem de maneira incansável pelo desenvolvimento de Ponta Porã.

Um dos momentos mais emocionantes da solenidade foi quando o senhor Martiniano Lima, de 101 anos de idade foi chamado pelo Cerimonial para receber o título de Cidadão Pontaporanense. Militar aposentado e ex-funcionário da Rede Ferroviária Federal, recebeu a maior honraria do Município das mãos do presidente da Câmara, Otaviano Cardoso,

Falando em nome dos homenageados, o deputado estadual Coronel David, expôs a satisfação em receber a maior honraria do Município de Ponta Porã. “Há muitas razões para amam Ponta Porã. Temos fortes laços com este município e esta rica região. Quem diria que esta cidade fundada em 18 de julho de 1912 iria se tornar uma das mais importantes de Mato Grosso do Sul e que, hoje, trilha o caminho do desenvolvimento”.

Ele agradeceu em nome de todos os homenageados pela outorga das honrarias e elogiou o trabalho dos vereadores de Ponta Porã, afirmando que “esta Casa de Leis é composta por parlamentares que atuam com sabedoria, dignidade e ética”.

Após o homenageado encerrar sua fala recitando a letra do Hino de Ponta Porã, a vereadora Professora Anny, falou em nome do prefeito, Hélio Peluffo Filho. Agradeceu ao apoio que tem recebido dos 17 vereadores e enfatizou os resultados dos primeiros 11 meses de trabalho na administração. “O prefeito Hélio Peluffo superando todas as dificuldades do começo da administração, termina este primeiro ano inaugurando obras e anunciando novos empreendimentos, avanços nos diversos setores. Nada foi feito sozinho. Para isso teve o apoio da bancada federal, do governador estadual comandado pelo nosso companheiro Reinaldo Azambuja e, principalmente, com o apoio dos 17 componentes desta Casa de Leis”.

O presidente da Câmara Municipal, Otaviano Cardoso, encerrou a sessão solene fazendo um breve relato dos trabalhos neste ano legislativo: “quero dizer a toda a sociedade pontaporanense que, nestes primeiros meses de trabalho nós, os vereadores de Ponta Porã, encaminhamos mais de dois mil documentos para os órgãos dos governos federal, estadual e municipal. São indicações, ofícios e requerimentos, solicitando melhorias para os moradores da área central, dos bairros, dos distritos e das áreas rurais. Um trabalho intenso, honrando cada voto destinado aos 17 vereadores”, enfatizou.

Otaviano aproveitou para agradecer o apoio que teve para comandar a Casa, destacando o companheirismo dos vereadores e a lealdade dos servidores. “Estamos encerrando o ano de trabalho com muitas realizações. Fizemos uma administração transparente, valorizando os servidores e procurando atender aos colegas vereadores. Conseguimos fazer muito com poucos recursos. Nossa relação com o Poder Executivo pode ser resumida da seguinte forma: atendemos 100% dos pedidos que o prefeito, Hélio Peluffo, fez para esta Casa de Leis, garantindo a governabilidade neste início de mandato. Esperamos que Ponta Porã, no próximo ano, receba importantes investimentos como a pavimentação do anel viário, uma obra emblemática, bem como reconquiste o espaço que já teve outrora, no cenário político estadual, elegendo vários representantes nas esferas estadual e nacional nas eleições de 2018”.

Lista dos homenageados

Vereador Adãozinho Dauzacker