Câmara Municipal de Ponta Porã


Câmara Municipal declara luto oficial pela morte do vereador Rony Lino Miranda


Publicado em: 31-03-2021


A Comissão Executiva da Câmara Municipal de Ponta Porã, publicou Portaria declarando Luto Oficial de três dias, em sinal de pesar pelo falecimento do vereador Rony Lino Miranda, falecido nesta terça-feira, 31 de março de 2021.

            Na Portaria assinada pelo presidente da Casa, Rafael Modesto, e pela 1ª secretária, Neli Abdulahad, fica determinado que, durante o período de três dias, a Bandeira Nacional e demais pavilhões serão hasteados a meio mastro, na sede da Câmara Municipal de Ponta Porã.

            Fica suspenso ainda o expediente normal da Casa de Leis entre os dias 31 de março e 2 de abril de 2021, a fim de que os Vereadores e Servidores da Casa Legislativa possam prestar solidariedade à família.

            Rony Lino foi presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, no ano passado e estava em seu terceiro mandato parlamentar. Foi o mais votado nas últimas duas eleições.

            Rony Lino tinha uma carreira política sólida que surgiu no meio rural. Foi o primeiro assentado rural a se tornar presidente do Legislativo Pontaporanense. Bastante conhecido e votado na área urbana do município, direcionava suas ações parlamentares para atender os moradores da cidade e também os agricultores familiares, especialmente os que moram nos assentamentos rurais. Por isso, por onze vezes seguidas foi escolhido pelo povo como o vereador mais atuante.

 

Breve histórico de Rony Lino Miranda

Rony Lino Miranda nasceu em Ponta Porã-MS, em 16 de novembro de 1952. Contador e agricultor, era casado e pai de quatro filhos.

Exerceu o cargo de vereador por três mandatos consecutivos sendo que nas duas últimas eleições municipais foi o candidato mais votado. Filiado ao PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira, ocupou, no ano passado, o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, mandato iniciado em 1º de janeiro de 2020 com encerramento no dia 31 de dezembro de 2020.

Por diversas vezes, Rony Lino Miranda foi apontado em pesquisas de opinião, como o vereador mais atuante de Ponta Porã, recebendo premiações por isso.

Sempre simples, carismático e com muito bom humor, Rony Lino considerava o resultado destas enquetes como a comprovação de que a população de Ponta Porã confiava no seu trabalho. "Estamos realizando um trabalho diariamente junto à comunidade. Eu e minha equipe atuamos diariamente tanto na cidade quanto nas áreas rurais, especialmente nos assentamentos que possuem uma população numerosa e carente dos serviços públicos. Atender, dentro do possível, as necessidades da nossa gente tem sido o nosso objetivo e pautado nossa atuação diária", afirmava Rony Lino.

            O parlamentar sempre foi bastante lembrado porque sua atuação era ampla. Além de participar das discussões de temas de fundamental importância para a comunidade na Câmara Municipal, Rony Lino atendia cada pessoa que visitava a Câmara em busca de solução para seu problema. Além disso, quando saia do gabinete, o parlamentar percorria o município e, em muitos momentos, de forma voluntária, ajudava realizando serviços como restauração de pontes, limpeza de locais públicos, conservação de estradas, distribuição de muletas que ele mesmo fabricava visando ajudar as pessoas que necessitavam deste equipamento para se locomover enquanto se recuperavam em tratamentos de saúde.

            Um dos institutos que promoviam as consultas populares, o Instituto Tiradentes, esclareceu que a Medalha Alferes Tiradentes - Colar Ouro, que Rony Lino conquistou devido à aprovação popular de sua atuação como vereador, é conferida apenas aos políticos que obtiveram aprovação na mencionada enquete e que possuam ilibada idoneidade moral e relevantes serviços prestados em prol da comunidade.

            O velório do corpo de Rony Lino foi realizado pela manhã no Plenário da Câmara Municipal de Ponta Porã. Familiares, amigos, servidores do Legislativo e diversas autoridades participaram do momento triste, realizado na Casa que ele atuou com dignidade, honestidade, lealdade, procurando acima de tudo, atender as pessoas.


Fonte:  Assessoria de Imprensa CMPP


Fotos:  Lécio Aguilera