Câmara Municipal de Ponta Porã


Câmara Municipal destaca participação feminina na política pontaporanense


Publicado em: 09-03-2021


A sessão ordinária de 9 de março, promovida pela Câmara Municipal de Ponta Porã, foi marcada por homenagens às mulheres trabalhadoras da fronteira. Durante a sessão, o presidente da Casa de Leis, Rafael Modesto, comandou um ato solene em que homenageou simbolicamente todas as mulheres pontaporanenses. Ele, junto aos demais colegas, entregou votos de congratulações às quatro mulheres vereadoras que compõem esta Legislatura.

            As vereadora, Angela Derzi, Kamila Alvarenga, Lourdes Monteiro e Neli Abdulahad, receberam Votos de Congratulações direcionados à todas as mulheres da fronteira. Foi uma forma da Câmara Municipal promover a homenagem que, tradicionalmente ocorre todos os anos. Porém, por estarmos em plena pandemia da Covid-19, sendo restrita a realização de eventos que promovem aglomerações de pessoas, os vereadores decidiram fazer uma homenagem simbólica a todas.

            As vereadoras receberam os certificados representando também as servidoras da Casa de Leis. Nesta legislatura, quatro mulheres desempenham as funções de vereadoras, um número recorde na História do Município. "A presença feminina nesta Casa, valoriza e acrescenta nos debates, nas decisões, enfim, em todas as ações desempenhadas pelo Legislativo Municipal. Para todos nós, é um honra compartilhar deste espaço com tão valorosas mulheres que foram à luta, colocaram seus nomes à apreciação e receberam o voto de confiança da nossa população, declarou o presidente da Câmara, Rafael Modesto.

            A sessão ordinária também foi marcada por mais homenagens a pessoas, entidades, organizações e instituições que prestam relevantes serviços à comunidade. Os parlamentares entregaram Votos de Congratulações a Kathia Maria Azeredo Coutinho, assistente técnica do Programa Vale Universidade em Ponta Porã, pelo suporte e acompanhamento social aos estudantes universitários beneficiados pelo programa estadual que incentiva e permite o acesso de pessoas de famílias com poucos recursos, ingressarem na Universidade. A homenagem foi proposta pela vereadora Ângela Derzi.

            A vereadora Kamila Alvarenga também entregou Votos de Congratulações a Leia Machinsky e Sócrates Samudio, que desenvolvem as ações da equipe do Programa Criança Feliz, da Secretaria Municipal de Assistência Social. Programa que beneficia centenas de pessoas no município, por meio de atividades saudáveis, voltadas para o fortalecimento do seio familiar.

            Quem também recebeu homenagem, proposta pela vereadora Lourdes Monteiro, foi o novo chefe da Agência Fazendária Estadual, Wilson Marcos Pereira. Ele recebeu Votos de Congratulações por ter sido nomeado ao cargo, uma forma de reconhecimento à seriedade, competência e comprometimento com o trabalho, construindo uma carreira brilhante no serviço público.

            Durante a sessão os parlamentares debateram algumas questões que preocupam a população pontaporanense como o aumento nos casos de Covid-19, provocando crescimento no índice de atendimentos nas unidades de saúde. Os vereadores lembraram que o Hospital Regional está com a UTI lotada e, por isso, discursaram clamando a população a adotar medidas de prevenção, evitando principalmente aglomerações em estabelecimentos comerciais, bancários, áreas de lazer, entre outros locais.


Fonte:  Assessoria de Imprensa CMPP


Fotos:  Lécio Aguilera