Vereadores aprovam projeto que cria Dia Municipal de Combate à Pólio em Ponta Porã


Publicado em: 24-09-2019

A Câmara Municipal de Ponta Porã, aprovou, por unanimidade e em regime de urgência especial, um Projeto de Lei que institui do “Dia Municipal de Combate à Pólio”. O autor do projeto é o vereador Candinho Gabínio, presidente da Casa de Leis.

            Com isso, todos os anos, no dia 24 de outubro, serão realizadas ações elucidativas e preventivas à doença que, embora erradicada no Brasil oficialmente no ano de 1994, ainda ocorre em alguns lugares do mundo. O caso mais recente registrado pela Organização Municipal de Saúde ocorreu em uma comunidade indígena na Venezuela e, por isso, as autoridades de saúde brasileiras consideram oportuno a realização de um intenso trabalho de divulgação da necessidade da vacinação da população na faixa etária de zero a cinco anos de idade.

Candinho Gabínio disse que o objetivo com a criação do Dia Municipal de Combate à Pólio é estimular a realização de ações como palestras, seminários, campanhas de vigilância e prevenção, ações itinerantes e programas de erradicação. A data escolhida, 24 de outubro, fica inserida no calendário oficial de datas e eventos do Município de Ponta Porã.

Devido à importância desta lei, os vereadores, por unanimidade, aprovaram o projeto na sessão ordinária de 24 de setembro, na Câmara Municipal de Ponta Porã.

AUDIÇÃO

Na sessão, os parlamentares abordaram temas importantes e ainda apresentaram solicitações ao Poder Executivo Municipal para melhorias na infraestrutura dos bairros, área central e distritos de Ponta Porã. Os pedidos são feitos por meio de indicações lidas em Plenário. Este ano já são mais 900 encaminhadas principalmente à Prefeitura solicitando obras e serviços que garantem qualidade de vida aos moradores.

O presidente da Casa de Leis, Candinho Gabínio, aproveitou a oportunidade para destacar um programa desenvolvido pela Prefeitura de Ponta Porã que beneficia pessoas com dificuldades de audição.

Trata-se do Programa de Adaptação de Aparelhos Auditivos “Arte de Escutar”, iniciado nesta terça-feira, 24 de setembro, no centro Regional de Especialidades João Kayatt. Ele esteve no local acompanhando a entrega dos primeiros aparelhos e ficou impressionado com ao alcance social deste programa mantido pela Prefeitura através da secretaria Municipal de Saúde.

HOMENAGENS

            Como ocorre sempre na última sessão ordinária do mês, os vereadores promovem a entrega de honrarias a pessoas e instituições que desenvolvem relevantes serviços na comunidade.

            O vereador Adãozinho Dauzacker homenageou Aimar Ortiz e Rosimary Dauzacker pela relevância dos trabalhos missionários prestados na coordenação do Convívio Damasco, propagando e fazendo frutificar o projeto de movimento diocesano de formação cristã, fortalecendo a fé e paz espiritual de muitas famílias pontaporanense.

Também foi homenageado o padre Neuton Cesar de Lima Vieira, vigário da Paróquia Divino Espírito Santo “como reconhecimento ao fecundo trabalho de propagação da fé católica e destreza na condução dos trabalhos missionários junto à Paróquia Divino Espírito Santo, contribuindo diretamente na valorização do ser humano, na promoção do bem comum, na solidariedade e fraternidade, traduzidos no mandamento maior de amor ao próximo”.

O vereador Agnaldo Miudinho homenageou a líder comunitária Jurema Vieira Matoso, pelos relevantes serviços prestados às comunidades dos assentamentos, em especial Assentamento Nova Era, Itamarati e Aba da Serra, provendo em suas ações a valorização da pessoa e assegurando a cidadania devida, atendimento de qualidade e sobretudo resolubilidade

O vereador Radialista Aleixo Alves entregou honraria ao médico Dr. Cirilo Victor Gonzalez, “pela excelência do trabalho, empatia e profissionalismo desenvolvido na área médica, que desempenha com competência e dedicação, zelando pela integridade dos pacientes, buscando ética, qualidade no atendimento e compromisso com o usuário e a comunidade pontaporanense”

O senhor Celino Melgarejo também recebeu homenagem “como reconhecimento aos trabalhos de liderança exercido, pelo notório trabalho como presidente da Associação de Moradores do Grande Marambaia, mostrando preparo, empenho e disponibilidade para representar a comunidade, planejar e coordenar ações de melhoria para o bairro”.

O vereador Edevaldo Mattoso Barbosa homenageou professores e alunos da Universidade estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Ponta Porã: Beatriz Dutra dos Santos, Vivian Letícia Aguero Godoy e Tiago Machado Faria de Souza “pela representação internacional da UEMS no III Encontro Latinoamericano e Europeu sobre edificações e comunidades sustentáveis  em Santa Fe, Argentina e V Foro Bienal Iberoamericano em Bogotá, Colômbia, eventos nos quais apresentaram os projetos ‘Análise Fatorial e Planejamento Urbano: criação de indicador de eficiência urbana –IEURB para os municípios de Mato Grosso do Sul, demonstrando competência e aprendizado”.

Também o trabalho “Índice Multidimensional de Pobreza: um estudo no Paraguai e Transporte Público Coletivo Internacional: a consolidação do espaço urbano fronteiriço das cidades-gêmeas Ponta Porã/BR e Pedro Juan Caballero/PY a partir da mobilidade urbana”.

O vereador Farid Afif entregou Votos de Congratulações às nutricionistas Kelly Cardoso e Fernanda Pizarro Mattos em comemoração ao dia dos profissionais em nutrição (31 de agosto), por contribuir com a saúde da população, tratando a educação nutricional como ferramenta de prevenção e tratamento de patologias.

            Ele também homenageou a senhora Amanda Rodrigues Cardoso em homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física, 1º de setembro, por contribuir na formação de valores relacionados ao esporte e às diversas atividades físicas e à importância dessas práticas cotidianas e sistematizadas para a qualidade de vida e desenvolvimento pessoal. Outra homenageada pelo parlamentar foi Juliana Slobodticov “pelo excelente trabalho desenvolvido como cerimonialista e assessora de eventos, produzindo eventos com seriedade e garantindo tranquilidade aos clientes, de modo especial pela realização da 2ª edição da ‘Feira de Noivas e 15 anos da Fronteira”.

Também foram homenageados por Farid Afif os contadores Alexandre Martines, Renato Signoretti e Ciro Camargo Bueno, como mérito ao Dia do Contador, comemorado em 22 de setembro. “Nossas efusivas congratulações e reconhecimento a este tão valoroso profissional, qualificado para empreender soluções contábeis capazes de gerar economia e agregar lucro aos clientes e parceiros”.

O senhor Julierme Rossoni, agente penitenciário da Unidade Penal Masculina Dr. Ricardo Brandão também recebeu homenagem “como mérito ao dia do servidor penitenciário, comemorado em 25 de setembro, pelos relevantes trabalhos desenvolvidos como servidor penitenciário, ressaltando os desafios enfrentados, a dedicação, a responsabilidade, a esperança e sobretudo e reconhecimento, ao profissional que dia-a-dia contribui para a aprimorarão do sistema prisional”.

O vereador Laercio Martins homenageou o senhor Márcio Azarias David, presidente da Cooperativa dos Produtores do Assentamento Itamarati – Cooperai e Nelson dos Santos Pereira, 1º secretário da Cooperativa, “como reconhecimento à eficácia da Cooperai, através de seus colaboradores que integram uma equipe cujo diferencial está em colaborar com o progresso do distrito Nova Itamarati, oferecendo suporte para o desenvolvimento das atividades agrícolas e preparo do solo aos produtores locais, contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar, geração de renda e desenvolvimento ao município”.

O diretor geral do Hospital Regional de Ponta Porã, Dr. Demetrius do Lago Pareja também foi homenageado pelo vereador Laercio Martins, “pelos relevantes serviços prestados à comunidade pontaporanense, em prol da saúde dos munícipes e em defesa da vida, com ações voltadas a um atendimento humanizado, ético e de qualidade para os usuários do Hospital Regional Dr. José de Simone Neto”.

O parlamentar também homenageou a Equipe de Robótica da Rede Municipal de Ensino que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Robótica. Receberam certificados, a diretora do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Ponta Porã, professora Kedma Karoline Souza Moraes), os profissionais Rubens de oliveira Paz, Mirta Beatriz, Aline Oliveira e Ivone Pompeo. Também a professora Andrea Saucedo, diretora da Escola Municipal Ignês Andreazza e as equipes Os incríveis, G-Drive Hermes, G-Drive Super Kids, Star Kids, Keep e The Best da escola tricampeã na Olimpíada Brasileira de Robótica.

Os profissionais e alunos receberam a homenagem ela brilhante participação na Olimpíada Brasileira de Robótica. “Esta Casa de Leis reconhece e parabeniza a atuação de alunos e professores que, envolvidos em um trabalho árduo, estão desenvolvendo habilidades como liderança, autonomia e criatividade”.

O vereador Paulinho Roberto do PT entregou honraria a Roberto Loreiro de Almeida Filho “como mérito ao Dia do Médico Veterinário, profissional que leva bem estar aos bichinhos de estimação e aos donos que buscam pessoas capacitadas para cuidarem dos seus animais. Confiança, tranquilidade e qualidade é o que define a atuação da empresa ‘É o Bicho Pet Shop e Clínica Veterinária’, atuante na comunidade pontaporanense”.

            O presidente da Câmara Municipal, Candinho Gabínio homenageou a equipe que forma do Grupo Fanfarristas da Escola Paroquial São José pela presença marcante no desfile de 7 de Setembro. O grupo, pelo quinto ano consecutivo, vem mantendo um comprometimento cívico e a tradição cultural de uma das mais importantes fanfarras da história de Ponta Porã. Pessoas que, embasadas na música, promovem para si interação e paz de espírito nesta prática saudável e divertida de musicalizar a vida, principalmente apresentando-se na Data Magna da Nação Brasileira”.


Fonte:  Assessoria CMPP


Fotos:  Lécio Aguilera