Radialistas são homenageados por contribuírem com o crescimento de Ponta Porã

Publicado em: 26-09-2017

Os profissionais do rádio que atuam nas emissoras da fronteira receberam uma homenagem especial durante a sessão ordinária promovida pela Câmara Municipal de Ponta Porã, na tarde de terça-feira, 26 de setembro. A sessão também foi marcada por debates em torno da falta de acessibilidade que atinge milhares de pessoas com deficiências físicas na cidade bem como a difícil situação dos servidores municipais pertencentes ao Poder Executivo que ainda não tiveram reajuste salarial neste ano. Os parlamentares também homenagearam dois ex-servidores que desempenharam por mais de três décadas importantes funções no município.

A homenagem aos radialistas se deu por conta da passagem do Dia do Radialista, comemorado em 21 de setembro.  Foram homenageados dezenas de profissionais que atuam em emissoras do Brasil e Paraguai, levando diariamente informação, entretenimento e evangelização, para cerca de meio milhão de ouvintes que moram nas cidades próximas a Ponta Porã, tanto no lado brasileiro quanto no lado paraguaio da fronteira.

O presidente da Casa de Leis, Otaviano Cardoso, que é um dos radialistas mais ouvidos na fronteira, destacou a importância dos profissionais que, todos os dias, contribuem para o crescimento e desenvolvimento cultural, econômico, político e social da região.

Ao todo foram homenageados 29 radialistas. A homenagem foi de autoria dos vereadores Otaviano Cardoso e professora Anny Espínola.

Tribuna livre

Durante a sessão, os vereadores também abriram espaço da Tribuna Livre para que dois dirigentes de entidades pudessem expor suas preocupações e solicitarem apoio dos parlamentares.

O primeiro a falar foi Thiago Ogeda, que preside o Instituto Esportivo e Cultural Adaptado de Ponta Porã (IECAPP). Ele apresentou uma situação preocupante ocorrida em nosso município, a falta de acessibilidade, especialmente na área central por conta da falta de estacionamentos para pessoas com deficiências. Também solicitou investimentos que garantem acessibilidade nos locais de lazer como o Parque dos Ervais, onde é primordial a instalação de uma academia adaptada.

O presidente da Câmara, Otaviano Cardoso, hipotecou, em nome dos colegas, apoio a estas solicitações.

Quem também usou a Tribuna Livre foi o presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação, Edivaldo Vieira. Ele falou sobre a situação dos trabalhadores administrativos que, desde abril, data base da categoria, não receberam reajuste salarial. São cinco meses de atraso sem nenhuma perspectiva de reajuste, segundo Edivaldo.

O presidente do Simted disse que esta situação está desmotivando os trabalhadores e que muitos pensam inclusive em abandonar o serviço público por conta do descaso dos dirigentes que não fazem sequer uma proposta de reposição salarial.

Mais homenagens

Os parlamentares também promoveram entrega das medalhas do Mérito Legislativo para duas pessoas que desenvolveram excelentes serviços à comunidade. A professora Maria Jurandir dos Santos Amarila, que atuou como educadora por mais de 30 anos, sendo diretora da escola Estadual Lions Clube e vice-diretora da Escola Estadual Mendes Gonçalves. Proposta pelo vereador Daniel Marques e aprovada por todos os parlamentares, a homenagem à professora que conquistou o respeito e admiração de todos por conta do seu trabalho incansável na formação dos jovens pontaporanenses.

Quem também recebeu a Medalha do Mérito Legislativo foi o servidor público aposentado, João Tristão Amarila, que atuou por 34 anos no serviço público municipal. João Tristão, em mais de três décadas atuou em diversos setores da administração municipal, desenvolvendo um excelente trabalho e conquistando muitas amizades. A homenagem a ele também foi proposta pelo vereador professor Daniel Marques e aprovada por unanimidade na Casa de Leis.