Otaviano Cardoso pede aquisição de aparelhos de exames de imagem para o CRE
11/04/2017
FacebookTwitterGoogle Bookmarks
otaviano-cardoso

O presidente da Câmara de Vereadores de Ponta Porã, Otaviano Cardoso, encaminhou durante a sessão ordinária desta terça-feira, 11 de abril, ao prefeito, Hélio Peluffo, com cópia ao secretário municipal de Saúde, Dr. Patrick Derzi, uma indicação solicitando a aquisição de um aparelho de endoscopia e um de ultrassonografia com doppler, para fins de realização de exames no Centro Regional de Especialidades (CRE) Dr. João Kayatt.

Em sua justificativa, Otaviano Cardoso explicou que estes aparelhos são importantes para diagnosticar problemas de saúde. “Considerado um dos métodos mais eficientes para investigação do trato digestivo, os exames endoscópicos têm a vantagem de visualizar o paciente por dentro, sem para isso recorrer a um procedimento cirúrgico. Ressalte-se que a falta destes aparelhos ocasiona diversos transtornos aos munícipes que necessitam dos exames, tendo em vista que precisam se deslocar à outras cidades para realização destes. Assim, os aparelhos de endoscopia e de ultrassom com doppler no município evitaria o deslocamento da população até outras cidades, para realização de exames de baixa complexidade, o que nem sempre é possível. Ademais, considerando primordial o atendimento na área da saúde, um direito de todo cidadão, e da mesma forma a facilidade do acesso a este direito ser questão de justiça social, a conquista dos aparelhos supracitados permitirá ao município a assistência necessária, com maior qualidade e conforto”, esclareceu Cardoso.

Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres

Durante a sessão desta terça-feira, 11 de abril, o presidente da Câmara, Otaviano Cardoso, juntamente com a vereadora professora Anny Espinola, solicitou ao prefeito, Hélio Peluffo, e à secretária municipal de Assistência Social, Vera Lúcia de Oliveira, a criação de uma coordenadoria municipal de políticas públicas para as mulheres, a fim de promover os direitos destas no município.

Os vereadores afirmaram que através da criação das políticas supracitadas, existe a possibilidade de aprimorar a igualdade entre homens e mulheres na sociedade, a equidade de gênero, e a eliminação da discriminação e da violência contra a mulher. “Esta solicitação visa a criação de políticas públicas para as mulheres no âmbito municipal, objetivando o planejamento, organização, e monitoração de planos, programas, projetos e ações que visem à defesa dos direitos destas, assegurando-lhes uma plena participação na vida socioeconômica, política e cultural do município, bem como a articulação com setores da sociedade civil e órgãos públicos e privados para o desenvolvimento de ações e campanhas educativas relacionadas às suas atribuições”, concluíram.

Julieta Romeiro
Lécio Aguilera